Sobre Nós

A “Casa do Brasil em Florença” foi instituída em 2014 por um grupo de brasileiros, a maior parte mães brasileiras e italianas com filhos italo-brasileiros residentes na região Toscana.

Pretendemos criar um ambiente intercultural, com especial enfoque em crianças e jovens nascidos e/ou crescidos na Itália (Florença), e reunir, além da comunidade brasileira e seus filhos, famílias italianas interessadas em conhecer melhor a língua e a cultura brasileira. Este é um modo de formar e informar pessoas, já motivadas em conhecer mais sobre nossa cultura através de sua língua, uma cultura tão rica em suas tradições, e dessa forma não cair nos estereótipos pelos quais a cultura brasileira è conhecida.

Viemos por isso mesmo, propor um espaço em Florença criado por nós, cidadãos comuns, e para nós, realizando aqui um circuito de ações e de diálogo entre a população toscana, os italos-brasileiros e seu governo institucional através de um conselho de Cidadania.

A Casa do Brasil em Florença nasce como plataforma de criação e de manifestação de todas as realidades culturais/artísticas do território toscano. 

 

 Saiba mais sobre outras iniciativas na Toscana. 

História

A Casa do Brasil em Florença abre suas portas no dia 16 de maio de 2014, Dia Internacional da Língua Portuguesa como Língua de Herança, promovido pelo “Brasil em Mente”. Através de uma leitura dramatizada sobre o Folclore Brasileiro, o encontro aconteceu com a participação de 20 crianças italo-brasileiras, metade delas italianas. Os brasileiros apreciaram e, desde então entre o grupo de mães brasileiras tem-se visto a necessidade da realização de outros eventos e laboratórios didáticos na cidade, envolvendo o Português como Língua de Herança.

Pesquisar no site

Contactos

Casa do Brasil em Florença

Leituras & Brincadeiras: Dia das crianças comemorado no dia 3/10/15